Gestão 19/06/2026 Publicado

Hospital Annegret Neitzke completa 90 dias sob gestão do IMAS com investimentos, reforço de equipe e melhorias estruturais

Hospital Annegret Neitzke completa 90 dias sob gestão do IMAS com investimentos, reforço de equipe e melhorias estruturais

Passados 90 dias desde que o Instituto Maria Schmitt (IMAS), assumiu a gestão do Hospital Annegret Neitzke, em Pouso Redondo, a unidade já apresenta uma série de avanços voltados à qualificação da assistência, fortalecimento das equipes e modernização dos processos internos.

A gestão foi oficialmente assumida em março de 2026, marcando o início de uma nova fase para o hospital. Reconhecido como o maior grupo hospitalar de Santa Catarina, o IMAS chegou à instituição com o compromisso de promover a profissionalização da gestão, ampliar serviços e fortalecer o atendimento prestado à população do Alto Vale do Itajaí.

Nestes primeiros três meses, diversas ações foram implementadas com foco na melhoria da estrutura hospitalar, qualificação dos profissionais e organização dos fluxos assistenciais e administrativos.

Entre as principais medidas está o reforço das equipes multidisciplinares, com a contratação de uma enfermeira da qualidade, duas enfermeiras para triagem, quatro técnicos de enfermagem para ampliação da cobertura dos plantões, uma nutricionista, dois auxiliares de higienização, duas cozinheiras e um auxiliar de farmácia. Além disso, foi disponibilizado um médico exclusivo para realização das visitas aos pacientes internados, fortalecendo o acompanhamento clínico dentro da unidade.

A área de gestão também recebeu importantes investimentos. O hospital passou a contar com suporte especializado do IMAS para os setores de faturamento e farmácia, implantação de um novo sistema de gestão operacional, modernização dos sistemas de recursos humanos com ponto facial digital e criação de uma ouvidoria com atendimento presencial e online por meio de QR Code.

Outro destaque foi a realização de capacitações voltadas às equipes de enfermagem, hotelaria e demais colaboradores, além de treinamentos de primeiros socorros e combate a incêndio. Também foi criada a Comissão de Humanização, reforçando o compromisso com um atendimento mais acolhedor e centrado no paciente.

Na área de infraestrutura e tecnologia, foram instalados novos pontos de acesso ao sistema hospitalar, implantado um novo servidor de banco de dados e realizada a troca do sistema de emissão de laudos de raio-X, que agora permite acesso direto aos resultados pelos pacientes através de senha individual.

As melhorias alcançaram ainda os serviços de apoio e hotelaria hospitalar. Houve aprimoramento da alimentação oferecida a pacientes e colaboradores, com cardápios mais diversificados, além da aquisição de novo enxoval hospitalar personalizado, composto por lençóis, fronhas, cobertas e toalhas.

Visando mais segurança e eficiência operacional, também foram realizadas adequações estruturais, como a instalação de uma porta de acesso na Clínica Médica, melhorias na sinalização interna, atualização dos protocolos operacionais padrão (POPs) e revisão de contratos de fornecimento, gerando maior eficiência e redução de custos.

O hospital também foi contemplado com uma emenda parlamentar de R$ 250 mil destinada à aquisição de uma Torre de Endoscopia. O investimento representa um importante avanço para a ampliação dos serviços e para a qualificação da assistência prestada aos pacientes.

Para a gerente administrativa do Hospital Annegret Neitzke, Josiane Fabre Dalla Bona, os resultados demonstram o compromisso assumido pelo IMAS desde o primeiro dia de gestão."Nestes 90 dias, trabalhamos intensamente para estruturar processos, fortalecer equipes e criar as bases para um crescimento sustentável da instituição. Os avanços já são visíveis, mas representam apenas o início de um projeto maior que busca ampliar serviços, qualificar a assistência e transformar o Hospital Annegret Neitzke em uma referência regional cada vez mais forte para a população", destaca.

Os investimentos realizados fazem parte de um planejamento de médio e longo prazo que prevê a ampliação dos serviços hospitalares, incluindo projetos para implantação do Centro de Imagem, Laboratório, reativação do Centro Cirúrgico e futura implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.

Com foco na qualidade, humanização e fortalecimento da saúde na região, o Hospital Annegret Neitzke segue avançando em sua missão de oferecer atendimento cada vez mais resolutivo, seguro e acessível para toda a comunidade.


Imagens adicionais

Hospital Annegret Neitzke completa 90 dias sob gestão do IMAS com investimentos, reforço de equipe e melhorias estruturais