Campanhas de Engajamento
- Campanhas de Endomarketing (conjunto de peças informativas e/ou motivacionais, que, junto com os líderes e os canais de Comunicação Interna, formam os meios pelos quais as informações são enviadas aos colaboradores)
- Campanhas Publicitárias para divulgação de conteúdos de utilidade pública com ações voltadas à promoção da saúde (ex.: “Janeiro Branco”, “Carnaval Seguro”, “Abril Verde”, palestras de enfrentamento às drogas e alcoolismo, “Setembro Amarelo”...)
- Campanhas de Arrecadações para pacientes carentes e população em vulnerabilidade (ex.: agasalhos, itens de higiene pessoal, livros...)
- Ações em datas comemorativas com atividades voltadas aos colaboradores (ex.: Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversariantes do mês, dia das profissões, Dia Internacional da Mulher...)
- Musicoterapia
- Mural de mensagens positivas
- Visita de ONGs (ex.: Patas do Bem)
- Programa Mais Vida e Saúde (Terapias Integrativas, Meditação, Atendimento Psicológico com agendamento via QR Code e grupo de WhatsApp)
Treinamentos e Capacitações
- Treinamentos Covid-19 (protocolos, fluxos e POPs)
- Treinamentos de prevenção e uso correto de EPIs
- Treinamentos de desenvolvimento de lideranças (Líder do Futuro)
- Projeto de Desenvolvimento da equipe de Hotelaria: “Qual o meu papel?”
- Cronograma anual de treinamentos
- Treinamentos motivacionais
- Treinamentos de desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas — no auditório e in loco
Reconhecimento e Valorização
- Projeto “Eu Faço a Diferença”
- Homenagem aos líderes com vídeos de depoimentos de familiares
- Workshop de Qualidade
- Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Capacitação sobre Segurança do Paciente
- Integração para todos os colaboradores (valores, normas e engajamento com a missão de Cuidar)
Benefícios e Bem‑estar
- Implantação do programa de benefícios aos colaboradores
- Folga de Aniversário
- Festa de aniversariantes do mês
- Terapias Integrativas
- Convênio SESC
- Convênio UNIMED
- Restauração Conforto — camas com colchão, puffs para descanso/leitura e climatização (ação com doações)
Humanização e Qualidade
Política Nacional de Humanização (PNH — 2003)
- Acolher, escutar e dar respostas adequadas aos usuários
- Avaliar o paciente logo na chegada ao Pronto‑Socorro
- Reduzir tempo para atendimento conforme gravidade
- Detecção de casos com janela terapêutica
- Diminuição de mortes e agravos evitáveis
- Aumento da satisfação do usuário
- Priorização por critérios clínicos (não por ordem de chegada)
Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade
- Integração de setores
- Melhoria contínua
- Padronização de processos e formulários
- Definição de indicadores
- Programa 5S
- Excelência assistencial e satisfação do usuário
Projetos e Processos
- Implantação do Grupo de Humanização
- Implantação do NAQH — Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar
- Implantação do NEP — Núcleo de Educação Permanente
- Ações do Núcleo de Segurança do Paciente (capacitações, notificações, ações resolutivas, palestras, workshops, oficinas)
- Reunião semanal de lideranças (comunicação e gestão participativa; valor: transparência)
- Plano de controle de vazão de água
- Indicadores: taxa de ocupação, transferências, cirurgias (setor de planejamento)
- Consultoria de faturamento (revisão de códigos/processos, treinamento e aumento de efetividade)
- Plano de higienização padronizado com produtos biodegradáveis e consumo consciente
- Controle de Acesso das Portarias
- Plataforma de compras
- Tecnologia de desinfecção por UVC (robô com IA integrada)
Todas as ações estão alinhadas com nossos valores: Ética, Qualidade, Humanização, Inovação, Sustentabilidade e Transparência.
