Transparência

Programas e Projetos

Ações contínuas de engajamento, desenvolvimento, qualidade e humanização alinhadas aos valores do IMAS.

Campanhas de Engajamento

  • Campanhas de Endomarketing (conjunto de peças informativas e/ou motivacionais, que, junto com os líderes e os canais de Comunicação Interna, formam os meios pelos quais as informações são enviadas aos colaboradores)
  • Campanhas Publicitárias para divulgação de conteúdos de utilidade pública com ações voltadas à promoção da saúde (ex.: “Janeiro Branco”, “Carnaval Seguro”, “Abril Verde”, palestras de enfrentamento às drogas e alcoolismo, “Setembro Amarelo”...)
  • Campanhas de Arrecadações para pacientes carentes e população em vulnerabilidade (ex.: agasalhos, itens de higiene pessoal, livros...)
  • Ações em datas comemorativas com atividades voltadas aos colaboradores (ex.: Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversariantes do mês, dia das profissões, Dia Internacional da Mulher...)
  • Musicoterapia
  • Mural de mensagens positivas
  • Visita de ONGs (ex.: Patas do Bem)
  • Programa Mais Vida e Saúde (Terapias Integrativas, Meditação, Atendimento Psicológico com agendamento via QR Code e grupo de WhatsApp)

Treinamentos e Capacitações

  • Treinamentos Covid-19 (protocolos, fluxos e POPs)
  • Treinamentos de prevenção e uso correto de EPIs
  • Treinamentos de desenvolvimento de lideranças (Líder do Futuro)
  • Projeto de Desenvolvimento da equipe de Hotelaria: “Qual o meu papel?”
  • Cronograma anual de treinamentos
  • Treinamentos motivacionais
  • Treinamentos de desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas — no auditório e in loco

Reconhecimento e Valorização

  • Projeto “Eu Faço a Diferença”
  • Homenagem aos líderes com vídeos de depoimentos de familiares
  • Workshop de Qualidade
  • Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
  • Capacitação sobre Segurança do Paciente
  • Integração para todos os colaboradores (valores, normas e engajamento com a missão de Cuidar)

Benefícios e Bem‑estar

  • Implantação do programa de benefícios aos colaboradores
  • Folga de Aniversário
  • Festa de aniversariantes do mês
  • Terapias Integrativas
  • Convênio SESC
  • Convênio UNIMED
  • Restauração Conforto — camas com colchão, puffs para descanso/leitura e climatização (ação com doações)

Humanização e Qualidade

Política Nacional de Humanização (PNH — 2003)

  • Acolher, escutar e dar respostas adequadas aos usuários
  • Avaliar o paciente logo na chegada ao Pronto‑Socorro
  • Reduzir tempo para atendimento conforme gravidade
  • Detecção de casos com janela terapêutica
  • Diminuição de mortes e agravos evitáveis
  • Aumento da satisfação do usuário
  • Priorização por critérios clínicos (não por ordem de chegada)

Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade

  • Integração de setores
  • Melhoria contínua
  • Padronização de processos e formulários
  • Definição de indicadores
  • Programa 5S
  • Excelência assistencial e satisfação do usuário

Projetos e Processos

  • Implantação do Grupo de Humanização
  • Implantação do NAQH — Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar
  • Implantação do NEP — Núcleo de Educação Permanente
  • Ações do Núcleo de Segurança do Paciente (capacitações, notificações, ações resolutivas, palestras, workshops, oficinas)
  • Reunião semanal de lideranças (comunicação e gestão participativa; valor: transparência)
  • Plano de controle de vazão de água
  • Indicadores: taxa de ocupação, transferências, cirurgias (setor de planejamento)
  • Consultoria de faturamento (revisão de códigos/processos, treinamento e aumento de efetividade)
  • Plano de higienização padronizado com produtos biodegradáveis e consumo consciente
  • Controle de Acesso das Portarias
  • Plataforma de compras
  • Tecnologia de desinfecção por UVC (robô com IA integrada)

Todas as ações estão alinhadas com nossos valores: Ética, Qualidade, Humanização, Inovação, Sustentabilidade e Transparência.