Cuidar da vida em suas múltiplas formas é o propósito do Instituto Maria Schmitt em suas unidades. Partindo dessa premissa, o IMAS dentre suas iniciativas de acolhimento e humanização - sua marca registrada - proporciona nas suas unidades a Terapia Assistida por Animais, ou popularmente a cãoterapia, que auxilia na evolução da reabilitação dos pacientes e também confere leveza no dia a dia do trabalho dos colaboradores.
Nesta última quinta-feira, dia 21, o Hospital Tramandaí recebeu pela primeira vez a visita ilustre da Penny, da raça Terra Nova, a protagonista do Projeto de Terapia Assistida por Animais em parceria com o Canil Double Axe de Araranguá/SC, que foi implantado no Hospital com objetivo de estimular a socialização e contribuir para a reabilitação dos pacientes.
Há 23 dias internado no Hospital, Moyses Laguna, 55 anos, ficou emocionado com a presença da Penny. Segundo ele, a visita dos animais possibilita sair da rotina exaustiva de uma internação, proporcionando bem-estar ao paciente. "Ela é muito linda e dócil. Na minha casa também tenho dois pets. E como a gente fica muito tempo longe do nosso lar, a presença dela aqui melhora o ambiente e nos dá um bem-estar enorme, pois nos tira dessa rotina de recuperação e ainda contribui para a nossa reabilitação. Queremos visitas da Penny mais vezes", reforçou encantado.
Passando pela emergência, clínica cirúrgica e pela clínica médica, a presença da carinhosa Penny ajuda a diminuir a dor, a ansiedade, a tristeza e também o estresse que afloram na permanência no hospital por conta da enfermidade. Ela vem de mansinho pelos corredores do Hospital e uma onda de amor vai se espalhando pelo ambiente. A emoção toma conta de colaboradores, visitantes, acompanhantes, mas ela tem uma missão especial - levar uma porção de saúde para os nossos pacientes.
A nutricionista do Hospital, Brenda Rapach Rodrigues, diz que está muito contente com o projeto de Terapia Assistida por Animais. "Parabéns ao IMAS pela maravilhosa iniciativa aqui na nossa região, em introduzir a “Dra. Penny” na terapia do nosso hospital. Uma demonstração de inovação, carinho e humanização para nossos pacientes", destacou.
"A presença dos cães traz muitos benefícios nas unidades de saúde. O contato com os animais melhora o sistema imunológico, diminui os sintomas de depressão, reduz a ansiedade e baixa a pressão sanguínea. Há estudos que comprovam que interação com os pets, inclusive, libera hormônios associados ao bem-estar como serotonina, que têm efeitos tranquilizantes", enfatizou o veterinário Marcelo Batista, responsável pelo Hospital Veterinário Maria Schmitt, primeira unidade do IMAS focado na saúde animal e pelos cães que fazem esse trabalho.
“Não há quem resista à presença dos cães. Eles chegam e transformam o ambiente como mágica. Os pacientes já abrem o sorriso quando veem eles entrando, não há como não se encantar e se render ao carinho tão incondicional dos cães. Além do aconchego e das memórias afetivas proporcionadas, a leveza e lealdade de um cão fortalecem o paciente, trazem alegria e motivação, acelerando o processo de cura”, afirma Marcelo.
De acordo com o veterinário, a terapia exige todo um cuidado com a saúde do animal para as visitas. “Os cães são identificados pelos adestradores com um perfil necessário para a terapia. Eles têm um tratamento de vacinas diferenciado, realizam exames de check up para poderem entrar em unidades de saúde sem perigos de contaminação”, explica o veterinário.

