Araranguá deu um passo histórico na saúde pública do Sul de Santa Catarina nesta última terça-feira, 8 de outubro, com o lançamento da pedra fundamental do primeiro Hospital Oncológico de referência da região. À frente da iniciativa está o Instituto Maria Schmitt (IMAS), maior grupo hospital de Santa Catarina, que assumirá a gestão da nova unidade e reforça, com isso, seu protagonismo na oferta de saúde pública de excelência no Estado.
O novo hospital terá cerca de 1.000 metros quadrados e contará com salas de ultrassonografia, endoscopia, aplicação de quimioterapia e quartos para tratamentos prolongados. O espaço foi planejado para oferecer atendimento humanizado e de alta complexidade a pacientes que dependem do sistema público de saúde.
“O novo hospital representa nossa missão em ação: levar atendimento de qualidade, com respeito, dignidade e humanidade, às pessoas que mais precisam. Araranguá e o Sul catarinense passam agora a escrever um novo capítulo na saúde pública”, destacou o fundador e superintendente do IMAS, Dr. Robson Schmitt, durante a cerimônia de lançamento.
O projeto é realizado em parceria com a Weber Cidades Inteligentes, responsável pela construção e desenvolvimento urbano da área. Segundo o CEO da empresa, Fernando Weber, o hospital integra o conceito de urbanismo inteligente do bairro, aliando inovação, infraestrutura e sustentabilidade. “Estamos entregando um projeto que alia inovação e cuidado com as pessoas, tornando Araranguá uma referência também na área da saúde”, destacou Fernando.
De acordo com o diretor de operações da Weber, Antônio Weber, a nova unidade hospitalar representa um avanço social e tecnológico para Araranguá e cidades vizinhas, simbolizando a união entre urbanismo inteligente e compromisso com a vida.“Este hospital é um símbolo de esperança, cuidado e inovação. Mais do que uma obra, é um legado para o futuro da nossa comunidade”, frisou Antônio Weber.
Para o Dr. Robson, o novo hospital simboliza mais do que uma expansão institucional: representa um legado de esperança, dignidade e cuidado com a vida. “A unidade consolidará Araranguá como referência regional em tratamento oncológico, reduzindo a necessidade de deslocamentos para centros maiores e garantindo atendimento próximo, contínuo e qualificado à população”, reforçou.
O evento ocorreu no bairro Cidade Universitária, onde será construída a unidade hospitalar, e contou com a presença de autoridades, profissionais da saúde, lideranças comunitárias e parceiros do projeto. A cerimônia também marcou a inauguração simbólica do canteiro de obras e celebrou a conclusão da etapa de sondagens de solo, fundamental para garantir a segurança da construção. A entrega do hospital está prevista para ocorrer em até 12 meses.

