Assistência 03/08/2023 Publicado

IMAS participa da XI Mostra Humaniza SUS

IMAS participa da XI Mostra Humaniza SUS


Equipe do Hospital Florianópolis foi selecionada com sete trabalhos focados no aprimoramento da assistência aos pacientes do SUS

Com o firme propósito de cuidar e valorizar a vida e suas múltiplas formas, o Instituto Maria Schmitt tem como um dos seus pilares de atuação a humanização, sendo o grande destaque de gestão integrada em saúde pública. Com essa premissa, o Hospital Florianópolis, sob administração do IMAS, foi selecionado com sete trabalhos na XI Mostra HumanizaSUS nas modalidades de Gestão e de Assistência ao Usuário, que foram apresentados entre os dias 2 e 3 de agosto na Univali em Biguaçu (SC).

Com a temática “Um passo adiante na Humanização do SUS: uma responsabilidade compartilhada”, a Mostra buscou promover a troca de vivências por profissionais envolvidos no processo do cuidado à saúde, compartilhando as iniciativas que visam sempre a melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde. 

Conforme a Diretora Geral do Hospital Florianópolis, Karin Cristine Geller Leopoldo, esse evento de tamanha magnitude destacou experiências exitosas na área de humanização, como foi o caso do HF. “Nós, da direção do Hospital, ficamos muito felizes e sabemos que essa política do Instituto Maria Schmitt em promover mais humanização, mais qualidade na assistência é imprescindível no nosso serviço. Estamos indo no caminho certo”, afirmou a diretora.

A primeira apresentação foi ministrada pelas profissionais dos setores de Ouvidoria e Qualidade do Hospital Florianópolis, Aline Pradié e Eliana Vieira, que abordaram o tema “Implantação da metodologia NPS para aprimorar a Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Hospital Florianópolis”, ressaltando a importância do aperfeiçoamento dos dados coletados para a melhoria dos serviços prestados. 

Na sequência, abordando o assunto “Café com Qualidade: aprimorando a gestão com a participação do trabalhador da saúde do Hospital Florianópolis”, as colaboradoras Eliana Vieira e Maria Ap. Neto da Cruz destacaram a relevância de promover o pensamento crítico dos profissionais da saúde, afim da troca de experiências e a contribuição de todos na melhoria dos processos do dia a dia.

No segundo dia do evento, outros cinco trabalhos foram apresentados pela equipe do Hospital Florianópolis, que discutiram os seguintes temas: “Rounds na UTI: o multiprofissionalismo compartilhado em prol do processo de saúde doença cuidado do paciente” (Kellin Ferrari Barbara Broring e Fernanda Ramos); “Desenvolvimento do site do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Florianópolis” (Kellin Ferrari e Rafaela Krann); “Disponibilização de aparelho de TV itinerante aos pacientes da UTI” (Maria Aparecida Neto da Cruz Barbara Broring e Fernanda Ramos); “A gestão dos indicadores de educação permanente em saúde realizado por dashboard no Power BI” (Rafaela Krann) e “A gameficação do processo de aprendizagem: o caso do qualidade games” (Kellin Ferrari e Millena Piccoli).

“Ter esses trabalhos na IX Mostra HumanizaSUS, representando Hospital Florianópolis, através do IMAS, reforça que estamos atentos com a qualidade e a humanização dos nossos atendimentos, prezando também pelo bem-estar dos nossos colaboradores para transformar realidades através da eficiência em nossa gestão de saúde”, declarou a Diretora Karin.

A XI Mostra HumanizaSUS foi organizada pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), Colegiado da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (Colegiado PNEPH/SC) com o apoio do governo do Estado de Santa Catarina.


Imagens adicionais

IMAS participa da XI Mostra Humaniza SUS